Trabalho Eliane
Capítulo 2-estudo da história infantil
A autora demonstra a grande importância do professor estudar a história antes de contar a mesma para seus alunos. O estudo desta história possibilita o professor preparar todas as formas de exploração oral do texto. “estudar a história, portanto, é perscrutar-lhe todas as nuances e possibilidades de interpretação oral” pág.24.
Capítulo 3-formas de apresentação das histórias
Existem inúmeros recursos para apresentação de uma história, os quais podem e devem ser utilizados. Cada recurso pode fazer com que a história se torne cada vez mais atrativa. “deve-se escolher a melhor forma ou recurso adequado para apresentar uma história, os recursos podem ser: simples narrativa, com auxilio de um livro, uso de gravura, flanelógrafo e desenhos. Cada recurso tem suas vantagens especifica e requer uma técnica especial”. Pág.31
Capítulo 4-a narração da história
O contar história depende muito da voz de quem conta, pois uma simples mudança de timbre pode transformar partes da história em momentos mágicos para as crianças. É importante uma boa conversa informal antes de começar a contar a história para as crianças, tendo assim uma ideia do conhecimento prévio da turma sobre o assunto. “contar com naturalidade implica ser simples sem artificialismos” pág.50
CITAÇÕES:
“Contar histórias é uma prática tão gratificante, que chega a produzir no narrador um catar dos conflitos mais íntimos.”(p.52).
“A experiência nos diz que as dificuldades de escolha com a situação peculiar do ouvinte.”(p.20).
Ideias pessoais
// Este livro nos mostra o quanto é importante a arte de contar histórias para as crianças. E que contar histórias exige algumas técnicas.