trabalho eja
HISTÓRIA E TENDÊNCIAS
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
HISTÓRIA E TENDÊNCIAS
O que é EAD?
A Educação a Distância é uma modalidade de ensino-aprendizagem que ocorre por meio do uso de tecnologias de informação e comunicação, possibilitando a docentes e estudantes, que estão separados fisicamente no espaço e/ou no tempo, interagirem e realizarem a troca de conhecimentos.
Atualmente, a EAD pode estar presente nos cursos presenciais tradicionais, com um reduzido número de disciplinas on-line; em cursos semipresenciais, em que parte das aulas são ministradas presencialmente, em um ambiente da instituição de ensino, e outra parte a distância; e nos cursos 100% on-line, em que todas as aulas acontecem em um ambiente virtual, podendo ocorrer, quando necessário, encontros presenciais entre docentes e estudantes.
Histórico da EAD
Historicamente, a Educação a Distância é caracterizada por um modelo de ensino-aprendizagem em que não há o contato face a face entre docente e estudante. Nesse sentindo, há registros do início da EAD no mundo a partir do século XVII, com o anúncio de aulas por correspondência.
No entanto, no que diz respeito à legislação brasileira, as bases legais para a modalidade de EAD ocorreu a partir de 1996, com a legalização da oferta de cursos a distância por meio da Lei de Diretrizes e Bases do Ensino Nacional (LDB). A partir de então, houve um aumento na procura por esse tipo de modalidade.
Na Universidade Anhembi Morumbi, a pesquisa do uso da internet no ensino teve início na década de 90. Foi nesse período que a Instituição desenvolveu e implantou a “Unidade Web”, um sistema de autoria no qual o próprio professor disponibilizava suas aulas e conteúdos na web, sem necessitar de auxílio de equipe de desenvolvimento ou de suporte tecnológico.
Em 2002, a Anhembi Morumbi implantou o uso da Educação a Distância em seus cursos presenciais , oferecendo 20% da carga horária total dos cursos com disciplinas a distância. Em