Pedagogia e pedagogo
2.1 PEDAGOGOS E SUAS ATRIBUIÇÕES
A meu ver um pedagogo não é apenas ser professor, ser pedagogo é ser responsável pelo processo educativo, é saber lidar com o diferente, sem preconceitos. Pois em nossas mãos está o futuro de muitas pessoas. Ser pedagogo não é fácil, requer dedicação, confiança e perseverança.
O pedagogo não é apenas um simples educador, é mais do que isso. Diante das várias dificuldades que hoje existem na educação, ele “sofre” para poder exercer sua profissão. Portanto, não basta só querer, tem que gostar, pois não é fácil passar pelas dificuldades da educação e não desistir.
O pedagogo é um educador que planeja, organiza e desenvolve atividades e materiais voltados para a Educação Básica. Sua atribuição central é a docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, mas pode desempenhar outras atividades relacionadas à educação e ao ensino: coordenação de equipes, trabalhar em brinquedotecas, acompanhamento, orientação e gestão de escolas ou sistemas de ensino. A elaboração e análise de materiais didáticos (livros, vídeo, programas computacionais, ambientes virtuais de aprendizagem), ou educação à distância, também integram seu campo de atuação. Pode trabalhar também em redes hospitalares e com portadores de deficiências físicas ou mentais, auxiliando em sua inclusão na sociedade.
Em escolas, orienta e dirige os professores, com o objetivo de assegurar a qualidade do ensino. Acompanha e avalia, ainda, o processo de aprendizagem e as aptidões de cada aluno.
O desafio dos profissionais pedagogos é manter-se atualizado sobre as novas tecnologias de ensino e desenvolver práticas pedagógicas competentes. Os professores pedagogos de hoje tem a probabilidade de cada vez mais buscar aprimoramento de seus conhecimentos aumentando suas competências, sendo os alunos os beneficiados. Hoje se exige métodos e atitudes empreendedoras na educação. O mundo tecnológico em que vivemos é imprescindível desenvolver