sociolgia
Á começar por Durkheim, o qual é tido como um dos mais influentes pensadores da sociologia da educação, e foi fortemente influenciado pelo cientificismo do século XIX. E segundo este pensador, a sociologia é o estudo dos fatos sociais. E a educação é essencialmente o meio pelo qual aprendemos a ser membros da sociedade, educação é socialização.
Já para Marx, (o qual é juntamente citado a Engels) que marcou profundamente o pensamento ocidental do século XIX, seu principal objeto de estudo foi a sociedade capitalista do seu tempo. O autor considera que Marx e Engels viam a educação com os mesmos olhos com os quais viam o capitalismo, era utilizada pelo capitalista para disseminar a ideologia da classe dominante, mas também viam nela uma poderosa fonte de emancipação do homem, de sua libertação da exploração e do julgo capital, ou seja, a educação poderia ser utilizada tanto para oprimir, quanto para emancipar o ser humano. E, Marx explicita que a educação deve contemplar três dimensões: uma educação mental, física e tecnológica.
As sociologias de Durkheim e Marx partem da idéia de que só é possível compreender as relações entre homens se compreendermos a sociedade que os abriga.
Contudo, há outro ponto de partida possível, a sociologia de Weber, o qual tem com objeto de estudo a “ação social”, e no postulado de que a sociologia é ciência “compreensiva”. Weber pensa a educação como o modo pelo qual os homens são preparados para exercer as funções que a transformação causada pela racionalização da vida lhes colocou a disposição, ou seja, a medida que a sociedade se racionaliza, historicamente, ela passa a ser um fator