Trabalho efetivo discente
Nas investigações em psicologia são usados diversos métodos e técnicas. Os métodos correspondem ao conjunto de procedimentos utilizados na investigação, e as técnicas aos processos práticos usados em cada método. Algumas correntes da psicologia, como o associacionismo, o behaviorismo ou a psicanálise estão ligadas a métodos específicos. Este principio não pode hoje ser generalizado, dado a diversidade de metodologias que os psicólogos podem recorrer nos seus trabalhos. A escolha de um método depende dos objetivos que se tenham em vista atingir, os recursos e o tempo disponível.
À primeira vista, este conceito de psicologia que é “a ciência do comportamento” parece excluir do âmbito de estudo da psicologia os processos internos como sentimentos, pensamentos e outros. Para evitar esta interpretação, enfatizou-se que “comportamento” é entendido como toda e qualquer atividade do organismo, observável ou não. A psicologia se interessa por todos os tipos de comportamento, mas pretende estuda-los na medida em que são descritíveis, isto é, alguns serão estudados diretamente e outros de um modo indireto, tal como se manifestem através do comportamento observável.
“Este procedimento justifica pela necessidade de atender ao critério cientifico da objetividade” (braghirolli, Elaine, p.37,2009). Para isso, além de serem observáveis, os comportamentos devem ser, preferencialmente, passíveis de observação pública, isto é, observáveis por mais de uma pessoa. Pois para serem válidas é necessária a observação de varias pessoas e de varias formas.
Os depoimentos Introspectivos, dados são bastante questionáveis. Quando entrevistados as pessoas relatam suas vivências mais internas, podem propositadamente ou não, revelar alguns dados ou, então, não serem capazes de relatar adequadamente os fatos ocorridos.
“A psicologia, consciente de todas estas dificuldades, busca, na medida do possível usar procedimentos objetivos na coleta de dados, o que