Motivação
1Tânia Helena C. Viola
RESUMO
Este artigo discute o uso das teorias da motivação pelos administradores, mostrando que a motivação tem como base o fundamento de estimular os funcionários e integrantes de uma empresa. A motivação é resultado de atitudes de uma administração de recursos humanos voltada para a satisfação e bem estar de seus funcionários, tomando por base as recompensas e benefícios oferecidos aos empregados, sejam monetários ou não monetários. A importância da motivação será abordada em conceitos e teorias, exemplificando como atuar e gerar a motivação dentro das organizações.
INTRODUÇÃO
“O homem é um animal que tem necessidades, assim que uma delas é satisfeita logo surge outra em seu lugar. E esse processo não tem fim. É contínuo desde o nascimento até a morte do indivíduo.”
Quando as necessidades fisiológicas do individuo são satisfeitas, suas necessidades sociais tornam-se importantes motivadoras de seu comportamento para enquadrar-se, relacionar-se, ser benquisto por seus companheiros, dar e receber amizade e amor.
Hoje em dia os gestores tem conhecimento da existência dessas necessidades, cabendo a eles disciplinar a energia humana para as necessidades da empresa. Despertá-la, mantê-la e canalizá-la para os objetivos da organização tem sido preocupação constante dos administradores.
Para tudo que se faz, seja no trabalho, em casa, na escola é preciso de uma “força”, uma “energia” para realizar tarefas. Segundo Vergas (apud FIORELLI, 2004, p. 118) “motivação é uma força, uma energia que nos impulsiona na direção de alguma coisa que nasce de nossas necessidades interiores”. Quando isso acontece, as pessoas tornam-se mais produtivas, atuando com maior satisfação e produzindo efeitos multiplicadores. Despertá-la, mantê-la e