trabalho educação física terapeutica
A falta de interesse da população em cobrar das autoridades públicas a sua atuação no sistema de saúde; e os ranços históricos desta área do conhecimento, que até pouco tempo, não priorizava a atuação na Saúde Pública.
Somente uma minoria que tem condições de usufruir de tais serviços. A parte majoritária passa a ter acesso muito limitado ao seu conhecimento sempre visam objetivos estéticos, que estão diretamente relacionados com o consumo e a comercialização de produtos, inclusive o corpo.
O PSF caracteriza-se como uma estratégia que possibilita a integração e promove a organização das atividades de atenção à saúde. Propõe-se a trabalhar com o princípio da vigilância à saúde, apresentando uma característica de intervenção inter e multidisciplinar.
A Educação Física e sua relação histórica com a saúde e a qualidade de vida
Na Grécia antiga, a Atividade Física (AF) conseguiu uma grande representatividade através da ginástica. Mais tarde, ela ganhou fins bélicos e passou a ser utilizada também no treinamento dos gladiadores.
No Brasil, a EF higienista predominou até 1930. Esta concepção acreditava ser capaz de “redimir o povo de ‘seu pecado mortal, que é a ignorância’”.
Século XX a influência dos métodos ginásticos e da instituição militar. Os profissionais que atuavam na EF eram instrutores das instituições militares. A partir dos anos 70 volta-se quase que exclusivamente para o interesse esportivo.
Organização e função do Programa de Saúde da Família
O PSF se dispõe a trabalhar com o princípio