Residencia terapeutica
IOVANA LAUREANO PRATA CARDOSO GILLET
COORDENADORA DA RESIDÊNCIA TERAPÊUTICA FEMININA
CARGO: ANALISTA EM CULTURA E DESPORTOS I
Goiânia - 2011
1. INTRODUÇÃO
Num processo de modernização e humanização, acompanhando as concepções da reforma psiquiátrica no Brasil, que propõe o acolhimento de moradores (as) portadores de transtornos mentais, de forma alternativa, e atendendo a descentralização da atenção aos portadores de transtornos mentais dos isolamentos em hospitais psiquiátricos. As Residências Terapêuticas (F/M) do Caps Esperança, vem através deste projeto inovar no cuidar de moradores (as), respeitando a individualidade de cada morador (a), e em parceria com Secretária Municipal de Educação,através deste, propõe a implantação da Proposta Político Pedagógica da Educação de Adolescentes Jovens e Adultos, buscando o resgate a cidadania ao morador (a),a vivenciar formas alternativas de tratamento e oportunizando-o maior autonomia no seu dia a dia , proporcionando ao portador de transtornos mentais durante sua permanência na RTs. a prática de atividades educativas, lúdicas e recreativas, para preparar este morador(a) a construir novas formas de lidar com seu tratamento, possibilitando assim uma reinserção a sociedade de forma completa.
2. OBJETIVOS
2.1. OBJETIVO GERAL
Oportunizar esses usuários a se inserir de forma completa na sociedade e melhorar a qualidade da vida durante o processo de tratamento, proporcionando com vivências e descobertas(limitações e autonomias) de novas possibilidades na construção de um hábito saudável com um atendimento global democrático e diferenciado.
2.2. OBJETIVO ESPECÍFICO
1- Contribuir para a melhoria dos relacionamentos inter pessoais dentro e fora da Residência Terapêutica Feminina e Masculina;
2 - Contribuir com o aumento da auto-estima;
3- Promover a consciência corporal;
4- Aumentar o ânimo e a