equoterpia
1- INTRODUÇÃO p.4
2- O QUE É EQUOTERAPIA p.5
3- PRINCÍPIOS BÁSICOS DA EQUOTERAPIA p.6
4- METAS A SEREM ATINGIDAS (MOTORAS) p.7
5- PROGRAMAS DA EQUOTERAPIA p.7
6- PROGRAMAS BÁSICOS DE EQUOTERAPIA p.8
7- HIPOTERAPA p.8
8- EDUCAÇÃO/REEDUCAÇÃO p.9
9- PROGRMA DE PRÁTICA ESPORTIVA p.9,10
10-ASPÉCTOS QUE INSEREM A PESSOA A p.10
PRÁTICA DA EQUOTERAPIA
11- CONCLUSÃO p.11
4 1-INTRODUÇÃO
Equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais. Conceito da ANDE-BRASIL, 1999.
5 4-O QUE É EQUOTERAPIA?
A Equoterapia emprega o cavalo como agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico. Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.
6
5-PRINCÍPIOS BÁSICOS DA EQUOTERAPIA
A andadura do cavalo imprime movimentos tridimensionais, ou seja, em três eixos distintos para cima e para baixo, para um lado e para outro e para frente e para trás, que são estímulos somatossensorial, proprioceptivos e vestibulares para o praticante cavaleiro.
Desenvolver o controle postural do praticante pelo estímulo à via dos substratos do controle motor local.
Desenvolver o equilíbrio do praticante pelo estímulo aos substratos de controle motor postural, reações de ajuste, de defesa e de endireitamento corporais.