trabalho ed fisica
Princípios de Treinamento Físico
Nome:João Victor Marques N°20 3°B
Índice
Princípios de treinamento físico
1-PRINCÍPIO DA INDIVIDUALIDADE BIOLÓGICA:
2-PRINCÍPIO DA SOBRECARGA CRESCENTE:
3 - PRINCÍPIO DA ESPECIFICIDADE:
4 - PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE:
5 - PRINCÍPIO DA REVERSIBILIDADE:
PRINCÍPIOS DO TREINAMENTO FÍSICO
A ciência da Educação Física indica alguns princípios para a execução de qualquer atividade física. Seguir esses princípios é uma condição indispensável para que a participação de qualquer pessoa nas atividades seja uma experiência proveitosa e, se possível, agradável.
Ao final de um período de execução de qualquer atividade que acompanhe esses princípios, o executante perceberá os benefícios adquiridos e a provável adoção de um estilo de vida ativo, ou seja, a manutenção desses benefícios.
Esses princípios devem ser observados por qualquer pessoa que se proponha a realização de um programa de atividades físicas. São cinco princípios existentes:
1 - PRINCÍPIO DA INDIVIDUALIDADE BIOLÓGICA
É o princípio que estabelece que não existem duas pessoas iguais. Em termos de condicionamento físico isso significa dizer que o mesmo exercício, na mesma intensidade, na mesma duração e na mesma freqüência semanal proporcionará diferentes efeitos de treinamento a depender de fatores como sexo, idade, capacidade máxima, experiência prévia e técnica de execução.
2 - PRINCÍPIO DA SOBRECARGA CRESCENTE:
Para adquirir uma boa aptidão física, o organismo precisa ser submetido a esforços cada vez maiores (mais intensos ou por um tempo maior, ou ainda, em uma maior freqüência) de maneira tal que possa provocar no organismo reações de adaptação que levem à aquisição ou melhoria da aptidão.
A sobrecarga pode ser considerada a quantidade de trabalho que realizamos e a forma mais comum de se quantificar uma atividade física é em termos do total de quilocalorias que ela