Trabalho EC
Faculdade de Gestão e Negócios
Curso de Graduação em Gestão da Informação
Atividade dirigida à disciplina Economia de Negócios.
Profª. Drª. Aracy Alves de Araújo.
INTERNACIONALIZAÇÃO DA B2W, COMPANHIA GLOBAL
DE VAREJO.
Felipe Rodrigues
Isabela Souza
Jeniffer Medeiros
Raul Gutierrez
Uberlândia
2014
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho será abordado as principais diretrizes e estratégias de uma líder do comércio eletrônico que teve a direção da empresa voltada a considerar o mercado internacional após a expansão da marca.
Seis fatores levaram a direção da empresa a considerar o mercado internacional: fatores macroeconômicos, pressões competitivas, perda de participação, oportunidades no mercado externo, facilidade de acesso e orientação global.
Duas características da empresa contribuíam para sua orientação global. Em primeiro lugar, o fato de ser uma empresa de varejo on-line favorecia a entrada em novos países, pois a implantação de um canal de vendas em outro país demandava presença física muito menor do que o varejo tradicional. Ao contrário de lojas, o site podia ser gerenciado de qualquer parte do mundo, restringindo a presença no local apenas ao centro de distribuição, que podia, ainda, ser terceirizado.
Em segundo lugar, o corpo gerencial da empresa contava com diversas pessoas com experiência profissional em multinacionais, o que contribuía para uma visão global do mercado de varejo.
2. TEORIAS REFERENTES AO CASO ANALIZADO.
No caso apresentado, utilizaremos duas teorias da economia. São elas:
Internacionalização de empresas: consiste no movimento das empresas a expandirem para além das fronteiras de seus países de origens, aumentando sua estrutura, mercado, valor de ações, amplificação de clientes, segmentos e tornar-se plural.
Comercio eletrônico ou e-commerce: Movimento recente, datado das últimas décadas, de empresas atuarem não apenas no mundo real, mas também no virtual,