Trabalho De Abertura Ec Do Bras
SOARES E SILVA
EMPREENDEDORISMO
WILLIAN, CASIO, FERNANDA, BRUNO, JEFERSON E THAYNARA
Congonhas, 19 de março de 2014.
CET – CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA GAL. EDMUNDO DE MACEDO
SOARES E SILVA
EMPREENDEDORISMO
Trabalho apresentado ao professor Sandro na disciplina de Empreendedorismo, do Curso Técnico em Eletromecânica, do CET em Congonhas.
WILLIAN, CASIO, FERNANDA, BRUNO, JEFERSON E THAYNARA
Congonhas, 19 de março de 2014.
SUMARIO
INTRODUÇÃO
Este trabalho e sobre a Abertura econômica do Brasil, mais concretamente a origem, reestruturação, inovação e desvantagens.
E objetivo deste trabalho e explicar o que levou o Brasil a abrir a sua economia as vantagens e como isso afeta o Brasil de hoje.
No Brasil, nos anos 1990, a abertura econômica provocou impactos na indústria, acarretando transformações no processo produtivo, na gestão e organização do trabalho, nas relações entre empresas, nas relações de trabalho, bem como na dinâmica espacial.
ABERTURA ECONÔMICA NO BRASIL
No Brasil, nos anos 1990, no Governo Fernando Collor a política de abertura econômica indiscriminada ao exterior, inspirada no neoliberalismo, afetou a base da indústria nacional, provocando a desintegração/desarticulação da cadeia produtiva, acarretando na “destruição” de parte significativa da estrutura e do emprego.
As mudanças resultantes da abertura econômica afetaram a indústria nacional de um lado, houve falências, fusões, aquisições de empresas, privatizações contribuindo para redução dos postos de trabalhos e deterioração das relações de trabalho e, do outro lado, as empresas passaram a buscar por inovações tecnológicas mais efetivas, por novas formas gestão da mão-de-obra e por estratégias de produtividade e qualidade para fazer frente à concorrência internacional.
Assim, diante da necessidade de torná-las mais competitivas e inserir no mundo globalizado, as empresas buscaram cada vez mais se