Trabalho dpp 7
As células-tronco são células com a capacidade de se transformar (diferenciar) em qualquer célula especializada do corpo, ou seja, células características de uma mesma linhagem. Elas são capazes de se renovar por meio da divisão celular mesmo após longos períodos de inatividade e induzidas a formar células de tecidos e órgãos com
Funções especiais.
Diferença entre Células
Diferente de outras células do corpo, como as células musculares, do sangue ou do cérebro, que normalmente não se reproduzem, células-tronco podem se replicar várias vezes. Isso significa que a partir de uma cultura de células-tronco é possível produzir milhares Como são classificadas as Células Tronco:
Células Tronco Adulta: podem ser encontradas em diversas partes do corpo humano. Porém, são mais utilizadas para fins medicinais as células de cordão umbilical, da placenta e medula óssea.
Células-tronco Embrionárias: são aquelas extraídas do animal ainda na fase embrionária. Como característica principal apresentam uma grande capacidade de se transformar em qualquer outro tipo de célula.
Células-Tronco Pluripotente: São as que conseguem se diferenciar em quase todos os tecidos humanos, menos placenta e anexos embrionários.
Células Onipotentes: Aquelas que conseguem diferenciar-se em poucos tecidos.
Células Uni potentes : As que conseguem diferenciar-se em um único tecido.
Como é feita a coleta e o armazenamento do sangue do cordão umbilical?
Antes do parto, os pais entram em contato com a CBB (Centro de Criogenia do Brasil), informam seu desejo de armazenar o sangue do cordão umbilical.
No parto, o sangue contido no cordão umbilical e na placenta é transferido para uma bolsa coletora especial, sem qualquer risco à saúde da mãe e bebê, e sem interferência nos procedimentos obstétricos.
O sangue é processado e as células-tronco são selecionadas.
Após isso, se dá o início do processo de criopreservação. Um processo de congelamento programado ocorre lentamente,