Trabalho dpp tema 7
●Procura ordenar a distribuição dos usos urbanos, levando em conta os planos traçados para o desenvolvimento da cidade.
●A área urbana é subdividida em zonas, áreas em que é permitida a implantação de determinadas categorias de uso, conforme a maior ou menor compatibilidade entre as mesmas e o posicionamento funcional da zona em relação à cidade como um todo.
Zoneamento
●As estruturas físicas são restringidas nos seus aspectos volumétricos pelo gabarito (altura máxima permitida para a edificação), recuos e a taxa de ocupação,conforme a categoria da zona; e a concentração máxima de usos é expressa em termos de densidade e coeficiente de aproveitamento.
Coeficiente de aproveitamento
●Número que, multiplicado pela área do lote, indica a quantidade máxima de metros quadrados que podem ser construídos em um lote, somando-se as áreas de todos os pavimentos.
●a) básico,
●b) máximo,
●c) mínimo.
●Ca=Área total/Área lote
Taxa de ocupação
●É a relação percentual entre a projeção da edificação e a área do lote. Ou seja, ela representa a porcentagem do terreno sobre o qual há edificação.
●To= Área projeção/Área lote
Zoneamento
●Hoje, com a importância crescente das questões ambientais, começa a ser adotado também um índice de permeabilidade, relação entre a área permeável do lote e a sua área total.
Zonas de Uso
O território do Município é dividido em duas Macrozonas:
Macrozona de Proteção Ambiental
Macrozona de Estruturação e Qualificação urbana
Macrozona de Proteção Ambiental
●É a porção do território do Município onde a instalação do uso residencial e o desenvolvimento de qualquer atividade urbana subordina-se à necessidade de preservar, conservar ou recuperar o ambiente natural.
Macrozona de Estruturação e Qualificação Urbana
●É a porção do território do Município onde a instalação do uso residencial e o desenvolvimento da atividade urbana subordina-se às exigências dos Elementos Estruturadores definidos no Plano Diretor