TRABALHO DO EAD SEIS SIGMAS
CURSO: TECNOLOGIAS E FERRAMENTAS DE GESTÃO
PROFESSORA TUTORA: Elizete Fernandes Bernardo
TÍTULO: Ferramenta de Gestão – Balanced Scorecard ( BSC ) e Seis Sigma
ALUNOS: Alexandra Silva Pereira – RA = 5648987814
Diogo da Costa Barbosa – RA =
Lucas Rodrigues da Silva – RA = 5681118473
Maria de Lourdes Silva Filha – RA = 4261822761
Maurício Gonçalves de Aguiar – RA = 5820110251
Tatiane Beltran – RA = 5211950799
INTRODUÇÃO
Os sistemas BSC e Seis Sigma
Estaremos abrangendo, na sequência, as duas atuais e principais ferramentas, utilizadas pelas organizações modernas, o BSC e o Seis Sigma, no tangente as suas necessidades de desenvolvimento e crescimento organizacional e estratégico.
Como e porque surgiram, suas necessidades , vantagens e desvantagens, e seu absorvimento pelas grandes organizações.
O SURGIMENTO DO PROCESSO SEIS SIGMA
seis sigma nasceu na Motorola no final dos anos 70. É um conjunto de práticas desenvolvidas para melhorar os processos e eliminar defeitos, foi uma estratégia de negócio adotada pelas empresas para um acréscimo da competitividade através da melhoria da qualidade e da produtividade. O número de sigmas veio de uma medida de desempenho do processo. Quanto maior o número de sigmas menor a variabilidade.
Como a eficácia dos planos implica diretamente na melhoria nos indicadores de qualidade e produtividade, com retorno financeiro superior aos investimentos realizados. O processo seis sigma utiliza varias técnicas em um método processo passo a passo atingir metas bem definidas. A principal diferença é que com seis sigma já não se busca qualidade pela qualidade, mas pretende-se aperfeiçoar todos os processos de uma organização.
Hoje o Seis Sigma é visto como uma prática de gestão voltada para melhorar a lucratividade de qualquer empresa , independentemente do seu porte. Atualmente, o Seis Sigma tem a intuito de aumentar a participação de mercado,