Resenha
PEREIRA, Tamíris de Lima; SÁNCHEZ, Celso. A Bioética e o Ensino de Ciências: Algumas Reflexões. Ciência em Tela, Rio de Janeiro, v. 03, n. 01, p.1-7, 2010.
⃰Janieli da Silva Andrique Thibes
O trabalho que os autores apresentam é referente a importância de ensino de ciências e suas considerações como deve ser apresentado o conceito de ética e bioética para o aluno.
Na primeira parte eles fazem uma introdução sobre os passos que a ciência está dando nos últimos anos e como seus avanços levam a caminhos inimagináveis e como é possível o progresso cientifico ser benéfico para a sociedade.
Pós estas considerações os autores enfatizam a importância do professor na promoção de valores éticos-morais tornando as aulas um local onde se possa discutir abertamente sobre os valores éticos.
Esclarecendo o conceito de bioética, os autores definem como “um conjunto de praticas pluridisciplinar e pesquisa que objetivam conter os conflitos e as contestações pelo avanço das ciências biomédicas” dando ênfase aos conhecimentos biológicos e aos valores éticos. Posteriormente falam sobre os 4 princípios básicos que sustentam a bioética, sendo, autonomia, não maleficência, beneficência e justiça.
Na segunda parte os autores relacionam a bioética com o ensino e comentam da necessidade de se ensinar os princípios da bioética, pois a partir do avanço científico e tecnológico é possível que tudo isso tenha dois lados de desenvolvimento um auxiliando e outro destruindo a vida no planeta.
Para eles é preciso que o professor auxilie o aluno no reconhecimento de possíveis problemas éticos e morais. O ensino de ciências é um meio pelo qual se pode discutir sobre tal assunto pois é palco de discussões do gênero.
Na terceira parte os autores discutem sobre a reformulação do ensino de ciências sobe a visão dos Parâmetros Nacionais curriculares e os objetivos abordados neste documento. O ensino e ciências é uma das melhores formas das crianças poderem entender o mundo, tendo como maior