Seis sigma
O processo “seis sigma” é definido como uma estratégia gerencial de mudanças. Seu foco é avaliar um procedimento em relação a qualidade por uma variação de um resultado (satisfatório) percebido pelo cliente.
Esse processo tem como objetivo instruir seus colaboradores com treinamentos, para que os mesmos desempenhem melhor sua função, alcançando melhores resultados.
Com sua criação em 1986 na empresa Motorola, com a ajuda do engenheiro Bill Smith, o processo do seis sigmas, tinha como objetivo resolver as reclamações dos produtos dentro do período de garantia, para que o cliente tenha confiança, ao comprar os produtos.
Para que esse processo seja aplicado na organização, ele é dividido em classes diferentes:
Executivo Líder: é responsável pela implantação dos 6 sigmas na organização, ou seja,ele é quem incentiva,conduz e supervisiona as iniciativas,verifica os benefícios financeiros. Além disso, ele escolhe os executivos que exercerão o papel de campeões.
O campeão: é quem organiza e guia o começo e a implementação do processo. Define as pessoas que colocarão em pratica os conhecimentos sobre os seis sigmas na empresa.
Master Black Belt: Suas funções: treinar e instruir os Black Belts e Green Belts. Recebem treinamento, onde dedicam 100% do seu tempo para o processo do seis sigma na organização. Ele ajuda os campeões na escolha e treinamento de novos projetos, visando a melhoria, e se responsabiliza pelas mudanças da organização.
Green Belts: são treinados pelos Black Belts. Recebem 80 horas de treinamento, com o foco nos custos e ênfase no consumidor.
White Belts: recebem dos Green Belts 40 horas de treinamento, com o foco nos valores e ênfase tanto no fornecedor quanto no consumidor.
Com essa divisão fica mais fácil aplicar o processo na organização, ou seja, casa classe recebe seu respectivo treinamento.
O sistema BSC (Balanced scorecard) é um programa de avaliação de produtos e serviços que visa 100% da qualidade, onde á a