homem e sociedade
Desenvolvimento do item 5 –
- Definição de relações étnicas: As relações étnico-culturais são todas as situações nas quais diferentes culturas/etnias são colocadas em contato por qualquer razão, e supõe que dois ou mais povos que representam suas etnias mantenham por tempo indeterminado alguma forma de convivência. Esse contato normalmente é motivado por deslocamento de grupos de pessoas de uma etnia para outro(s) lugar(es), onde encontra-se outro grupo étnico. Os motivos podem ser variados, como a intenção de ocupação de território, atividades comerciais, exploratórias, de relação de troca, do estabelecimento de vínculos de parceria ou amizade, procura de condições de vida diferentes e oportunidades, diáspora (que é a dispersão de um povo em consequência de preconceito ou perseguição política, religiosa ou étnica) ou mesmo de guerras. Relativismo cultural e etnocentrismo são formas das pessoas ou sociedades inteiras reagirem ao contato com um grupo culturalmente diferente.
Assim dizemos que para haver relativismo ou etnocentrismo deve-se supor a presença da DIFERENÇA. A presença de um “outro” em relação ao que se reconhecemos como “nós”.
Esse “outro” que aparece nas frases acima, pode estar ao nosso lado, não precisa ser alguém de uma cultura distante fisicamente.
Atualmente o mundo todo reflete de uma forma mais intensa sobre o convívio entre as diferentes culturas/etnias.
Que tal pontuar algumas questões e situações do mundo atual nas quais as relações étnico-culturais estão no centro dos debates e suscitam a reflexão? São questões que trazem à tona o relativismo cultural e o etnocentrismo, além de boas doses de ética, justiça e novos parâmetros para as relações humanas. Essas questões / situações seriam: - Qual é a realidade dos povos indígenas que convivem com a nossa sociedade nacional aqui no Brasil? E quais são suas reivindicações?
- Qual é a importância da eleição de Barack