Trabalho Direito Penal
Segundo dados ................ o Brasil tem hoje cerca de 170.000 detentos divididos em delegacias e estabelecimentos agrupados em cerca de 512 prisões, uma taxa aproximada de 108 presos por 10.000 habitantes, ou seja nosso pais encarcera menos pessoas comparado a outros países. Realidade controversa, pois no programa “A liga” sobre o sistema penitenciário Brasileiro apresenta vários e graves problemas, como a superlotação bem como outros problemas de ordem social e estadual, evidencia também a situação em que vivem os presos, os problemas de higiene e saúde. De forma imparcial vamos escrever sobre o referido programa analisando a matéria abordada pelos repórteres.
Contexto histórico
Em 1850 o Brasil passa a ter seu primeiro estabelecimento prisional na cidade do Rio de Janeiro, mas foi com o advento do Código Penal de 1890 que é criado o regime penitenciário de Caráter Correcional, uma forma de punir reeducando.
Finalidade da pena
temos as Teorias Mistas ou Unificadoras, que procuram unir os objetivos das teorias absolutas e relativas em uma só finalidade. Assim, para as teorias
843
mistas, a pena tem o intuito de retribuir o mal causado pelo infrator da lei penal, bem como o de evitar que novos crimes sejam cometidos. Esta é a adotada pelo Direito brasileiro. O sistema penitenciário brasileiro no programa “ A Liga”.
De acordo com o programa de televisão “A Liga” da TV Bandeirantes, a população carcerária no Brasil é de 500 mil presos, cerca de 100 pessoas detidas por hora. São 1.134 penitenciárias estaduais e 5 penitenciárias federais.
Os apresentadores deste programa resolveram viver um dia atrás das grades mostrando aos seus telespectadores o que é viver sem liberdade, são eles: Thaíde que dividiu a cela com detentos por 24 horas e Débora Villalba que acompanhou a rotina de um agente penitenciário, Rosanne Mulholland vivenciando o drama de mulheres que tiveram filhos na prisão e por fim o repórter Rafinha Bastos