Trabalho didática
DESENVOLVIMENTO:
Primeiramente foi contada a história do exercito chinês. Há muito tempo atrás o exercito chinês procurava alguma estratégia para conseguir derrotar o exercito Huno, várias pessoas deram opiniões, mas todas já repetidas. Foi quando um jovem que estava entre eles teve uma idéia, usar um jogo de raciocínio, para preparar o exército. O imperador gostou e todos os soldados aprenderam o jogo que ficou conhecido como Damas Chinesas. Com a ajuda de todos conseguiram derrotar o exercito Huno.
COMPONENTES DO JOGO:
· Tabuleiro de Damas
· Peças de Damas em EVA (9 peças brancas e 9 peças pretas)
REGRAS:
Apresentado aos alunos o jogo de Damas Chinesas, será usado o mesmo tabuleiro de damas, mas a regras são complemente diferentes. Após a apresentação das regras, foram feitas algumas perguntas aos alunos para verificar se haviam entendido as regras corretamente.
1.) Como é o movimento das peças nesse jogo?
R: Para frente, para trás e pode dar saltos.
2.) Nesse jogo existe captura de peças?
R: Não, ele é diferente do jogo de Damas, ele tem o objetivo de chegar do outro lado.
3.) Quem ganha o jogo?
R: Quem chegar primeiro do outro lado do tabuleiro.
A turma foi divida em dois grupos para jogarem no tapete com as peças de EVA.
Todos jogaram aguardando sua vez e com a ajuda mutua dos membros do seu grupo. Conseguiram criar suas estratégias e desenvolveram um raciocínio lógico para a chegada ao outro lado do tabuleiro com todas as peças. Os alunos ficaram bem concentrados e tiveram a ajuda das professoras mediando o jogo. O professor mediador é uma peça fundamental no processo ensino-aprendizagem. Não só durante o jogo, mas no dia a dia em sala de aula. Ele proporcionara aos alunos momentos para a criação de estratégias, incentiva a tomada de decisões e