trabalho didatica
POLO AMERICANA – SP
PEDAGOGIA – LICENCIATURA.
Didática e praticas de ensino.
3 º semestre
ALUNAS:
RA: 427901 Mayra Carla Furlan Prado.
RA: 427911 Michele Cristina Furlan Prado.
RA: 406622 Raquel de França Silva Ribeiro.
Profa. Ma Ausdy N. Castro Santos
Americana, abril de 2014.
Ensinar aprender e avaliar
A didática é um dos principais fundamentos para o professor, pois se trata do estudo da arte do ensino, compreende conhecimentos científicos que fornecem bases teóricas dos futuros professores de modo que possam atuar diante das situações praticas ensino.
Conforme o autor, o processo de ensino é uma sequencia de atividades do professor e dos alunos tendo em vista a assimilação de conhecimentos e habilidades. Destaca a importância da natureza do trabalho docente como a mediação da relação cognoscitivamente o aluno e as matérias do ensino. Libâneo ainda coloca que ensinar e aprender são duas facetas do mesmo processo, que se realiza em torno das matérias de ensino sob a direção do professor.
O ensino, por mais simples que pareça, envolve uma atividade complexa, sendo influenciado por condições internas e externas. Conhecer estas condições é fator fundamental para o trabalho docente. A situação didática em sala de aula esta sujeita também a determinantes econômicos- sociais- culturais, afetando assim a ação didática diretamente. Assim sendo, o processo didático esta centrado na relação entre ensino e aprendizagem, os elementos constitutivos da didática são: conteúdos de matérias; ação de ensinar; ação de aprender.
Podemos dizer que o processo didático é o conjunto de atividades do professor e dos alunos sob a direção do professor, visando á assimilação ativa pelos alunos dos conhecimentos, habilidades e hábitos, atitudes desenvolvendo suas capacidades e habilidades intelectuais. Nessa concepção de didática, os conteúdos escolares e o desenvolvimento mental se relacionam reciprocamente,