Trabalho Depress O
Camila Loureiro de Souza
DEPRESSÃO
TEIXEIRA DE FREITAS-BA
2015
INTRODUÇÃO
A depressão é considerada um dos transtornos mentais mais comuns do mundo, mais de 350 milhões de pessoas sofrem desse mal. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) a depressão será a doença mais comum do mundo nos próximos vinte anos, pois, é uma das patologias que mais cresceu nos últimos anos, e afetará mais pessoas que as doenças cardiovasculares e o câncer. "Temos alguns tratamentos muito eficazes para combater a depressão. Infelizmente só metade das pessoas com depressão recebe os cuidados de que necessitam. De fato, em muitos países, o número é inferior a 10%", disse o diretor do Departamento de Saúde Mental e Abuso de Substâncias, Shekhar Saxena.
Depressão Endógena A psicologia estuda de maneira científica as causas do comportamento humano. Muitas de suas abordagens (maneiras de ver o homem) se caracterizam por um olhar complexo sobre a mente. Se tentamos delimitar ou definir a depressão como um mal puramente biológico e genético, então excluímos a realidade psicossocial humana. Estudar uma determinada psicopatologia (doença psíquica) envolve a observação de inúmeras variáveis. Neste ponto, qualquer pesquisador, por mais neutro que tente ser, assume valores nos quais sua prática profissional ou científica se dá cotidianamente. Spallini . M.F (2012)
A depressão endógena refere-se às psicoses cujas causas, acredita-se, serem orgânicas, porém desconhecidas. Os transtornos onde ocorrem somente quadros depressivos e maníacos são chamados bipolares (Louzã-Neto, Betarello, 1994).Corrêa (1995) descreve a depressão endógena como uma depressão de determinação genética, provavelmente, produzida por um gene autossômico dominante simples, mas de penetração muito irregular. Habitualmente é acompanhada pela