depressão na adolescencia
O tema do futuro trabalho será a depressão na adolescência. Muitos adolescentes, além da crise natural, desse período sofrem também com a depressão. A adolescência é um período marcado por crises na vida do indivíduo, quando este passa por um processo de transição, uma passagem da infância para vida adulta. Por se caracterizar como um período complexo e com dinâmicas próprias é suscetível que o indivíduo fique vulnerável a experimentar momentos depressivos.
Este trabalho visará primeiramente falar sobre a depressão na adolescência, seus sintomas físicos, comportamentais e psicológicos e suas conseqüências na vida, no dia a dia do adolescente.
A depressão é essencialmente uma doença que se manifesta por Episódios Depressivos recorrentes e cada episódio geralmente dura de alguns meses a alguns anos, com um período normal entre eles (Ballone, 2005).
A depressão nos anos 70 era tratada mais em adultos e pouco se acreditava que adolescentes poderiam sofrer com esse mal, sendo raramente diagnosticada em pessoas dessa faixa etária. A manifestação da depressão na adolescência geralmente tem semelhaça com os sintomas encontrados em adultos, porem contém suas especificidades, como por exemplo, o fato de adolescentes deprimidos não estão sempre tristes, além de sinais de irritabilidade, instabilidade e crises de raiva. (Bahls & Bahls, 2005).
Assim, este trabalho versará sobre a temática da depressão como sendo um quadro recorrente em adolescentes e que, por esta ser uma etapa da vida marcada por peculiaridades, o mesmo também se mostra com características próprias.
BAHLS, S., BAHLS, F.. Depressão na adolescência: características clínicas.Interação em Psicologia (Qualis/CAPES: A2), América do Norte, 6, mar. 2005. Disponível em: http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs-
http://www.scielo.br/pdf/jped/v78n5/7805359.pdf
http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs-2.2.4/index.php/psicologia/article/view/7660/5463