vitamina b1, b2 e b3
A vitamina B1 também conhecida como TIAMINA é uma vitamina do complexo B, responsável pela transformação de carboidratos em energia. Desempenha importante papel no sistema muscular, no sistema nervoso e no coração.
Ela é encontrada: na *cutícula do arroz, no levedo de cerveja, Ervilha cozida, germe de trigo, farinha de trigo, fígado de boi, carne de boi, frango, leite, castanha de caju, goiaba vermelha, abacate, abóbora, açaí, alho cozido, espinafre, vagem, maracujá nos grãos, na gema de ovo, no fígado, no rim, na carne de porco, no peixe, no amendoim, na noz, nos legumes, e em vegetais verdes e folhosos. Sua carência pode causar perda de peso, perda de apetite, náuseas, depressão, irritabilidade, redução da força e da resistência muscular e lesão cerebral potencialmente irreversível.
A deficiência dessa vitamina ocorre freqüentemente em pessoas alcoólatras,e desnutridas. Algumas substâncias podem prejudicar a absorção da tiamina, como: o álcool, a cafeína, a nicotina e antiácidos.
Beribéri: ocorre muito no Oriente. Existem 3 tipos de beribéri. O beribéri seco é um distúrbio neurológico que ocorre quando simultaneamente muitos nervos por todo o corpo começam a não funcionar corretamente. O beribéri úmido causa fraqueza muscular,anorexia confusão mental e a falha cardíaca. E o beribéri infantil os sintomas são de vômitos, convulsões, distensão abdominal e anorexia aparecem de repente e pode ser seguido de morte.
Síndrome de korsakoff – Atualmente é a síndrome que se encontra com mais freqüência. A deficiência é causada por uma combinação de fatores, incluindo a ingestão inadequada. Embora essa síndrome esteja associada ao álcool, ela é encontrada ocasionalmente em pessoas que fazem jejum ou sofrem de vômitos crônicos. Se o tratamento for adiado, a memória pode ser permanentemente afetada.
Foi em 1936 que Robert Williams identificou e publicou a fórmula química da vitamina B1 e deu o nome