Depressão na adolescência
LÍNGUA PORTUGUESA – ENSINO MÉDIO
MÁRCIA MARGARET FRANZES
PIETRO GALLI PRIMIERI
DEPRESSÃO NA ADOLESCÊNCIA
Suas causas, sintomas, tratamentos e consequências.
VILA FLORES, 2012
INTRODUÇÃO
O aumento de casos de depressão na adolescência é notável. Atualmente, existem milhares de adolescentes sofrendo calados, guardando dentro de si o máximo de emoções que conseguem. Por isso mesmo que muitos pais não fazem ideia de que seus filhos estão doentes e precisam de ajuda. Em outros casos, os pais têm o conhecimento da situação dos filhos, mas não sabem como agir.
Este trabalho vem com o intuito de esclarecer dúvidas freqüentes em famílias com algum envolvimento com a depressão. Ajudá-los a conhecer as causas, reconhecer os sintomas e buscar o melhor tratamento.
Ao longo da leitura, vocês poderão perceber que o conhecimento sobre o estado do doente é fundamental, pois a depressão é uma doença mais complexa que muitas outras e exige um cuidado específico em cada caso.
DEPRESSÃO NA ADOLESCÊNCIA
Depressão é uma doença crônica, recorrente, muitas vezes com alta concentração de casos na mesma família, que ocorre não só em adultos, mas também em crianças e adolescentes.
A depressão pode ser considerada um dos transtornos principais da nossa época. Até 1960, quando a sua ocorrência na infância e na adolescência começou a ser pesquisada, os transtornos de humor eram compreendidos como uma condição rara nesta faixa etária. Embora se encontrem relatos de sintomas depressivos em crianças e jovens, o Instituto Nacional de Saúde Mental dos EUA somente admitiu a existência da depressão em crianças e adolescentes a partir de 1975.
De fato, observou-se nas duas últimas décadas um aumento muito grande do número de casos de depressão com início na adolescência e na infância. Algumas pesquisas também mostram que cerca de 20% dos estudantes do 2º grau sentem-se profundamente infelizes ou têm algum tipo de problema emocional. As