Demanda
Profa. Regina Campos
Março/2013
3. A importância da Comunicação Interna
A Comunicação Interna é todo processo de divulgação interna de informação relacionada ao negócio da empresa (produtos, serviços, novas aquisições, ampliações do negócio, contratações, benefícios etc).(TAVARES, 2010) Segundo Pimenta (2007, p. 58), a comunicação dentro da empresa “contribui para a definição e concretização de metas e objetivos, além de possibilitar a integração e equilíbrio entre seus componentes (departamentos e áreas)”. A empresa interage com grandes sistemas: 1. O sócio-político, que envolve Valores da sociedade contemporânea e as políticas; 2. O econômico-industrial, que compreende os padrões de competição e as leis de mercado; 3. O microclima interno das organizações que define normas e políticas das operações empresariais.
Tavares (2010) enumera os seguintes fatores positivos da Comunicação Interna: 1. Motivar e integrar o público interno, considerar a família do funcionário, pois as decisões tomadas a respeito de um funcionário têm consequências direta na família. 2. Desenvolver um clima favorável entre funcionários; 3. Agilizar a tomada de decisão, buscando sempre a eficácia nos processos administrativos; 4. Incentivar a proatividade nos recursos humanos; 5. Colaborar para a descentralização organizacional nos departamentos; 6. Promover, através de campanhas internas, novos produtos; 7. Criar uma boa imagem empresarial.
Endomarketing Tavares (2010) esclarece que o conceito de endomarketing foi criado por Saul Faingaus Bekin ele diz: “endomarketing são ações de marketing para o público interno – funcionários – das empresas e organizações.” Bekin complementa “são ações de marketing eticamente dirigidas ao público interno das organizações e empresas focadas no lucro, das organizações não