Trabalho decente
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 TRABALHO DECENTE 4
2.1 CONCEITO DE TRABALHO DECENTE 4
2.2 PRIORIDADES DA AGENDA NACIONAL DE TRABALHO 5
2.2.1 Análise dos avanços desde 2003 nestas prioridades 5
2.3 trabalhos decentes no estado de goiás 6
2.4 Viabilidade do trabalho decente para as empresas 6
2.5 papel do administrador na promoção do trabalho decente 6
2.6 análise dos textos encontrados 6
3 CONCLUSÃO 7
INTRODUÇÃO
Hoje o mercado de trabalho apresenta condições de instabilidade e insegurança, tanto econômica como social, tornando o emprego marcado pela imprevisibilidade e pelo risco, e esta realidade não se passa apenas no Brasil, mas no mundo.
Em 1999 a OIT criou o conceito de trabalho decente, com a intenção de proporcionar maior acesso ao emprego produtivo baseado na igualdade de oportunidades, no direito ao trabalho, na proteção e diálogo social. Falaremos mais adiante sobre esse conceito.
O trabalho decente vem com o intuito de melhorar as relações de trabalho, impedir que formas degradantes de trabalho, como a exploração infantil e o trabalho forçado, ainda existam, promover a igualdade de oportunidades para todos, erradicar a discriminação racial, de gênero ou de qualquer tipo.
Considerando que a maior parte da renda das famílias brasileiras, e por consequência, das condições de vida das pessoas, vem dos rendimentos recebidos do mercado de trabalho, as oportunidades de emprego são um dos principais pontos para a promoção do trabalho decente.
As instituições brasileiras têm avançado significativamente na questão da valorização do trabalho, contudo não estamos nem perto da solução para os problemas sociais que nos cercam, mas com disposição política e mobilização social podemos enfrentar e vencer os problemas relativos a esse tema.
TRABALHO DECENTE
A Resolução final da Assembleia Geral da ONU, adotada em setembro de 2005, esclarece em seu parágrafo 47 que o Trabalho Decente é um objetivo nacional e internacional, e diz:
Apoiamos