Economia
RA: 2351466413
Tutor Presencial: Imanir Lorena
Disciplina: Ecônomia
Professor EAD: Ma Renata Machado Garcia Dalpiaz
Faculdade Anhanguera Educacional
Polo Joinville 2
Questão 1
R: Não, é a escassez que nos obriga a efetuar escolhas, que implica prescindirmos de determinado bens quando optamos por outro.
Questão 2
R: A teoria econômica vigente acreditava que se tratava de um problema temporário, apesar de acrise estar durando algums anos. A teoria geral de keynes consegue mostrar que a combinação das políticas econômicas adotadas até então não funcionava adequadamente naquele novo contexto econômico, e aponta para soluções que poderiam tirar o mundo da recessão.
Questão 3
R: Impostos indiretos , diretos, especificos e ad valorem.
Impostos indiretos : impostos incidentes sobre o consumo ou sobre as vendas.
Impostos diretos: imposto incidente sobre a renda e o pratrimonio das pessoas físicas.
Imposto específico: valor do imposto é fixo, independentemente do valor da unidade vendida.
Imposto ad valorem: é um percentual (alíquota) aplicado sobre o valor da venda.
Questão 4
R: existem muitas direfenças entre a ótica utizada pelo economista e a utilizada nas empresas, por contadores e administradores. Em linhas gerais pode –se dizer que a visão econômica é mais global, observando mais o mercado, enquanto na ótica contábil- financeira é focalizada, centrando-se mais no detalhamento dos gastos da empresas específica.
As principais diferenças estão nos seguintes conceitos: * Custos de oportunidade e custos contábeis; * Externalidades ( custos privados e custos social); * Custos e despesas.
Quetão 5
R: o mercado de fatores de produção –mão de obra, capital e tecnologia—também apresenta diferentes estruturas . As estruturas são: concorrência perfeita no mercado de fatores, monopólio no mercado de fatores, oligopólio no mercado de fatores, monopsônio, oligopsônioe