Trabalho de ética
DEPARTAMENTO DE TURISMO
FIL108: ÉTICA / JORGE DE FREITAS
Ética / Moral / A Polis Grega
Conforme estudamos em sala podemos definir ética como a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. A ética tem como fonte a Moral e está relacionada a psicologia, filosofia, antropologia, política, economia e atualmente a informática dentre vários outros métodos de estudo científicos; Assim tem métodos predefinidos de funcionamento e oferece um objeto para pesquisa. Diferente da moral, pois, enquanto moral se fundamenta na obediência a costumes e hábitos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar as ações morais exclusivamente pela razão, são considerados atos morais somente aqueles considerados em relação aos outros (o coletivo). O ato moral supõe a solidariedade, a reciprocidade com aqueles com os quais nos comprometemos (não é um ato solitário e sim solidário).
Adentrando a ética clássica temos a ética de Aristóteles, que está voltada para o bem, e tem como fim a felicidade dos indivíduos da polis. Para isso, deve-se ter em mente que o bem e a felicidade concernem aos cidadãos, e o bem do Estado e o bem do indivíduo provêm da mesma natureza, mesmo que o bem do Estado seja mais divino do que o individual. Sua ética é a do bom senso, fundada nos juízos do homem bom e virtuoso. Aristóteles foi o primeiro filósofo a distinguir ética e política, pois, até então, as duas se confundiam.
Ora, como a política utiliza as demais ciências e, por outro lado, legisla sobre o que devemos e o que não devemos fazer, a finalidade dessa ciência deve abranger as das outras, de modo que essa finalidade será o bem humano. Com efeito, ainda que tal fim seja o mesmo tanto para o indivíduo como para o Estado, o deste último parece ser algo maior e mais completo, quer a atingir, quer a preservar. Embora valha bem a pena atingir esse fim para um indivíduo só, é mais belo e mais divino alcançá-lo para uma nação ou para as