Silos metálicos
Núcleo de Pós Graduação
Engenharia de Segurança do Trabalho
CLAILON BRENO SILVA
PAULO CARLOS DE MADECO JÚNIOR
SILOS METÁLICOS
Orientador: Elson Cozza.
Uberaba/MG
2012
SILOS METÁLICOS
O silo metálico é um componente indispensável para armazenar os cereais e manter a qualidade da produção agrícola, além de propiciar a comercialização do produto em melhores períodos (WEBER, 2005).
Os silos podem ser horizontais ou verticais. Possui diversos diâmetros e alturas diferentes, são de rápida montagem e faz economia de espaço por ser vertical. É na sua quase totalidade em chapa galvanizada, ondulada e calandrada que durante a montagem são fixas por parafusos formando um cilindro armazenador.
Os silos são dotados de tecnologia, contam com todos os recursos de movimentação de carga e descarga mecanizada, com moegas, máquinas pré-limpeza, elevadores, correias transportadoras, rosca varredoura, sistema de aeração e termometria para preservar a qualidade do produto armazenado, indicados para pequenos, médios e grandes produtores de grãos. Os silos metálicos possuem componentes para melhor desempenho durante o processo de operação como espalhador de grãos, respiros, portas de inspeção, escadas externa e interna e plataforma de descanso.
Figura 01 – Ilustração de um Silo Metálico.
ESTRUTURA
* O material de construção do silo deve ser incombustível. * A cobertura do silo deverá ser dotada de vedação contra pós e contra água. * Não deverá haver nenhuma abertura entre silos. * Cada silo deve ter um respiro na cobertura. * O respiro deve ser curvado ou inclinado para evitar a entrada de água e a cobertura deve ser vedada contra poeira e água. O respiro deve ser dimensionado adequadamente, para atender à sua finalidade. * Silos metálicos devem ser construídos com a solda enfraquecida entre a cobertura e o corpo, de forma a permitir a separação neste ponto, em caso de explosão no seu interior.
ESCADAS E ELEVADORES
NPT 027 –