trabalho de uso do celular
O estágio Básico de Observação é um estágio curricular com caráter integrador das disciplinas estudadas nos primeiro, segundo e terceiro semestres do Curso de Psicologia, constituindo-se como um espaço para o exercício de habilidades e competências relacionadas a estas disciplinas.
OBJETIVOS GERAIS
- Reconhecer a importância da observação como recurso necessário para o estudo e compreensão dos fenômenos psicológicos.
- Articular dados de observação com teorias psicológicas pertinentes
- Reconhecer a importância da ética na atividade profissional do psicólogo
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Observar o uso do celular em vários contextos sociais, pelos adolescentes.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Era das informações
Em uma cultura moderna não podemos falar de desenvolvimento do ser humano, sem falar das tecnologias que os englobam, seja de um simples aparato aos mais conceituados, todos estão ligados com o desenvolvimento do ser humano no século XXI.
Vemos que em todos os lados somos bombardeados e forçados a adquirir produtos para nossa comodidade, tendo o mundo em seus dedos a um clique de realizar compras, falar com pessoas distantes, acessar a internet, e em segundo podendo circular diferentes tipos de mensagem textos, fotos, gravações em áudio ou vídeo, filmes os transformando em sequências de uns e zeros passíveis de serem transmitidas por cabos, fibras óticas, satélites, entre outros benéficos que esses aparelhos tem a nos oferecer. Mas até quando, e, aonde vai parar, pois vemos pessoas focadas em suas vidas virtuais, que são muito mais conceituadas do que a realidade, em um mundo cheio de oportunidade como o mundo virtual, e redes sociais que te conectam ao outro tão facilmente e rapidamente.
A era da informação, de maneira geral, constitui o novo momento histórico em que a base de todas as relações se estabelece através da informação e da sua capacidade de processamento e de geração de conhecimentos. A este fenômeno Castells (2000) denomina