Trabalho de Técnica de Avaliação da Inteligência
2.Descrição da demanda Solicitado pelo professor Mario Amore da Universidade Paulista - UNIP, da matéria Técnica de Avaliação de Inteligência, para que os alunos aprendessem como se aplica um teste e como se interpreta e avalia a inteligência.
3. Procedimento O professor Mario trouxe para a sala de aula do curso de Psicologia, o teste para avaliação de inteligência de pessoas com a faixa etária apartir dos 6 anos até os 16. O livro utilizado para aplicação do teste e para a avaliação do mesmo foi o "Avaliando com o WISC-III" escrito por Vera L. M. de Figueiredo; Jacina M. G. Araujo; Francisco A. Vidal. O teste aplicado partiu de uma teoria através de consultas terapêuticas.
O processo de avaliaçãoo psicológica deve considerar que os objetos deste procedimento (questões de ordem psicológica), tem determinantes históricos sociais, econômicos e políticos, sendo os mesmos elementos constitutivos no processo de subjetivação. Esse documento, portanto, deve considerar a natureza dinâmica, não definitiva e não cristalizada do seu objeto de estudo. O professor nos trouxe o procolo e um exemplo de uma criança de 7 anos e 1 mês, para que nós , alunos, corrigíssemos e para que aprendessemos a avaliar um teste.
4. Análise
Resultados gerais do teste
Verbal: ponto ponderado : 71
Q.I./índice: 126
Percentil: 96
Intervalo de Confiança (95%): 119-134
Interpretação: Superior De acordo com o livro que nos foi dado, nós podemos interpretar que essa criança obteve um resultado superior, ou seja, ela está acima do esperado para a idade dela no fator Verbal desse teste aplicado. Porém, não podemos de deixar de citar que todos os testes possuem uma margem de erro, e que esse valor dado é aproximado ao real.
Execução: ponto ponderado - 72
Q.I./índice: 131
Percentil: 98
Intervalo de Confiança (95%): 120-141
Interpretação: Muito Superior Nesse fator a criança está muito superior à