O estudo da inteligencia e Testes psicologicos
Avaliação Profissional é utilizada para avaliar o comportamento das pessoas em diferentes situações. As avaliações confiáveis fazem-se necessário em diferentes áreas, são algumas delas:
• Processo educacional (Intervenção Psicopedagógica): Identificar necessidade de uma educação especial, identificação de crianças com deficiências mentais.
• Orientação profissional (Promoção do Autodesenvolvimeto): Saber se o sujeito tem aptidões para determinado tipo de trabalho. Um indivíduo pode querer se submeter a tais testes para simplesmente se conhecer melhor, para identificar seus pontos fortes e fracos em habilidades e personalidade.
• Saúde (Intervenção Psicoterápica, psicodiagnóstico): identificação de deficiências mentais, proucura-se detecta problemas de saúde mental, patologias, distúrbios de aprendizagem e similares, objetivando orientar o planejamento de um tratamento para o problema;
• Seleção de pessoal: identificar o perfil psicológico do candidato que se adeque as necessidades da empresa.
As técnicas apropriadas de avaliação precisam ser variadas se considerar a gama de tipos de atividades/processos psicológicos envolvidos nelas. Os testes psicológicos são apenas uma destas possíveis técnicas de avaliação.
O processo de avaliação comporta quatro etapas sucessivas: Identificar, Integrar, Inferir hipóteses e intervir.
Descrição de Teste segundo Cronbach (1996: p. 51): “(...) Procedimento sistemático para observar o comportamento e descrevê-lo com a ajuda de escalas numéricas ou categorias fixas”. Ou seja, um teste psicológico insere o sujeito numa situação onde ele deve executar certas tarefas previamente estabelecidas e definidas, descrevendo seus comportamentos geralmente por meio de números.
De um