Trabalho de TSI
Ao longo deste trabalho, iremos discutir os principais conceitos relacionados às atividades de teste, as principais técnicas e critérios de teste que podem ser utilizados para a verificação ou validação de um produto de softtware.
TESTE DE SOFTWARE
O que são?
Teste de Software é o processo de execução de um produto para determinar se ele atingiu suas especificações e funcionou corretamente no ambiente para qual foi projetado. De uma forma simples, testar um software significa verificar através de uma execução controlada se o seu comportamento corre de acordo com o especificado.
Qual a sua importância?
A de revelar falhas em um produto, para que as causas dessas falhas sejam identificadas e possam ser corrigidas pela equipe de desenvolvimento antes da entrega final.
TIPOS DE TESTE DE SOFTWARE
Atualmente existem muitas maneiras de se testar um software. Mesmo assim, existem as técnicas que sempre foram muito utilizadas em sistemas desenvolvidos sobre linguagems estruturadas que ainda hoje têm grande valia para os sistemas orientados a objeto. As técnicas de teste são classificadas de acordo com a origem das informações utilizadas do software e impôe-se a necessidade de se estabelecer uma estratégia de teste que comtemple as vantages e os aspectos complementares dessas técnicas.
Os tipos existentes são: técnica funcional e estrutural.
Técnica Estrutural
Também chamada de Teste Caixa-Branca, ela avalia o comportamento interno do componente de software. Essa técnica trabalha diretamente sobre o código fonte do software para avaliar aspectos tais como: teste de condição, teste de fluxo de dados, teste de ciclos e teste de caminhos lógicos.
Os aspectos avaliados dependem da complexidade e da tecnologia que determinarem a construção do componente de software. O testador tem acesso ao código fonte da aplicação e pode construir códigos para efetuar a ligação de bibliotecas e componentes.
Essa técnica é desenvolvida analisando-se o código fonte e