RESENHA SOBRE TSI
Curso: Gestão de Documentos e Informações
Disciplina: Classificação de Informações e de Sistemas de Informação
Pontuação: 0 (zero) a 15 (quinze) pontos
Aluno: Antonio Costa Torres
RESENHA CRÍTICA
INTRODUÇÃO
Antes de discorrermos sobre o conceito de Tecnologias e sistemas de informação (TSI) é relevante que falemos o que é informação, haja vista que a informação é o centro dessa área cientifica do saber.
A informação é algo que possui um valor, é um patrimônio. Quando digital, não se trata apenas de um monte de bytes aglomerados, mas sim de um conjunto de dados classificados e organizados de forma que uma pessoa, uma organização, uma empresa ou qualquer outra entidade possa utilizar em prol de algum objetivo.
De fato, a informação é tão importante que pode determinar a sobrevivência ou a descontinuidade das atividades de um negócio. Por isso as grandes entidades investem pesado nos recursos necessários para obter e manter as suas informações. O fato de ser raro ver empresas como bancos, redes de lojas e companhias aéreas perdendo dados essenciais ao negócio é porque essas organizações investem em Tecnologias e sistemas de informação (TSI).
Mas, afinal de contas o que é Tecnologias e sistemas de informação (TSI)? Concorde com João Álvaro Carvalho, Tecnologias e sistemas de informação (TSI) é a designação usada para se referir a área científica de enquadramento para aqueles que se interessam, acadêmica ou profissionalmente, pela adoção e exploração de tecnologias da informação (TI) no contexto das organizações ou da sociedade. Em outras palavras, Tecnologias e sistemas de informação pode ser definida como o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos informacionais/computacionais que visam permitir a obtenção, o armazenamento, o acesso, o gerenciamento e o uso da informação.
Outrossim, Tecnologias e sistemas de informação é designada como sistemas