Trabalho De Tica
Serviço Social – 4º período
ÉTICA E SERVIÇO SOCIAL
1) Qual a visão de homem traz o neotomismo para o serviço social?
A concepção de homem dos primeiros assistentes sociais situava-se no horizonte metafísico. Eles entendiam que o homem, como pessoa humana. Entendiam que a o homem se apresentava a nossa a nossa razão como composta de corpo e alma, ser social incompleto utilizando-se da sociedade para o cumprimento de seu fim último. A partir dessa concepção, estes assistentes sociais vinculavam o exercício profissional a princípios não submetidos ao movimento histórico. Sugeriam que a formação profissional do assistente social fosse orientada pela doutrina católica que era, segundo Telles (1940a, p.14), constituída por princípios verdadeiros, porque imutáveis. Nessas propostas, ao referir-se, sobretudo, à exploração dos operários, as doutrinas explicitavam uma concepção de homem de inspiração neotomista. A partir dessa compreensão da Igreja e, também, da sugestão doutrinária com relação ao necessário retorno à filosofia de S.Tomás de Aquino, os primeiros assistentes sociais explicitavam uma filiação neotomista. A partir desse pressuposto neotomista, os assistentes sociais idealizavam um projeto societário que contemplasse as duas dimensões do homem: o corpo e a alma.
2) Qual a visão de mundo e sociedade?
Uma visão conservadora e idealista. Os primeiros assistentes sociais idealizavam a construção de um projeto societário, através da reeducação de valores morais, e argumentavam que este projeto só se viabilizaria se fossem asseguradas as mínimas condições de bem estar social. Tomás define como “o bem-estar da sociedade, quando seus benefícios são distribuídos a todos”.
3) Compreender o momento histórico.
O Serviço Social no Brasil emerge nos anos 30, em meio a um cenário de turbulência econômica, política e social, sofrendo os reflexos do avanço do capitalismo, num momento em que a estrutura produtiva expandia-se para o setor industrial.
É um