A Bioestat Stica A Ci Ncia Juntamente Com A Estat Stica
1492 palavras
6 páginas
A Histologia é a área da Biologia responsável pelo estudo dos tecidos: conjuntos de células que apresentam interdependência estrutural e funcional, desempenhando funções específicas no organismo. Os órgãos são formados pelo agrupamento de tecidos, e o conjunto destes formam sistemas.Tecidos são agrupamentos de células e determinadas estruturas que, atuando de forma integrada, desempenham funções específicas. Assim, estão presentes somente em organismos multicelulares, tais como animais e plantas; o que não quer dizer que todos estes representantes os possuem. Este é o caso das algas e fungos multicelulares e esponjas.
Todos os indivíduos que possuem tecidos são multicelulares, mas não o contrário. Assim, de todos os seres vivos, somente alguns animais e plantas possuem essas estruturas.
Nessa seção você encontrará textos sobre os tecidos animais. Cada um deles varia quanto à disposição e morfologia de suas células, origem embrionária, presença de vasos e função.
Os tecidos são classificados em:
1-Tecidos Epiteliais
2-Tecidos Conjuntivos
3-Tecidos Sanguíneos
4- Tecidos Musculares
5-Tecidos Nervoso
1. Tecidos epiteliais
Tecido Epitelial de Revestimento
Tecido designa todo o conjunto de células que executam funções exclusivas. Para executar essas funções, as células semelhantes ou diferentes entre si que compõe o tecido trabalham em conjunto.
O tecido epitelial é um dos quatro tipos básicos dos tecidos animais, e característica uma quantidade limitada de substância celular. Como suas células não possuem vasos sanguíneos, os nutrientes são recebidos através do tecido conjuntivo.
O tecido epitelial origina-se da ectoderme, mesoderme ou endoderme.
Encontrado na epiderme, na parede interna do nariz e da boca, nas glândulas salivares e em glândulas anexas da pele, o tecido epitelial possui origem ectodérmica.
Os de origem mesodérmica são encontrados no revestimento interno dos vasos sanguíneos, no revestimento interno do sistema urogenital e nas membranas que