TRABALHO DE TEORIAS DA ADMINISTRA O
5118589 – MURILO PEREIRA GUIMARÃES
Questões a serem respondidas: 1) Quais as diferenças entre o sistema Toyota de produção e o sistema tradicional? Em que são diferentes as proposições de Ohno e Taylor e Ford?
O sistema Toyota opera no modelo just-in-time, de fabricar apenas o necessário. Já o sistema tradicional opera com a idéia de produção: quanto maior a produção, maior o lucro.
Enquanto Ohno, se preocupa em produzir somente o que vai ser vendido, para evitar gastos e prejuízos, Taylor se preocupou com a racionalização do trabalho e Ford com a eficiência e produtividade. Tanto Taylor quanto Ford não se preocupavam em produzir somente o que era vendido para evitar prejuízos como mentalizou Ohno, mas em produzir em grande quantidade com eficiência, economia e organização.
2) Em que cenário seu grupo recomendaria a produção em massa visando a redução do custo de produção?
Numa empresa de Automóveis, por exemplo, pois o custo para se produzir apenas uma peça é bem maior que o custo de se produzir uma quantidade maior de peças. Então, a produção em massa reduziria os custos de cada peça, aumentando assim a margem de lucro, por isso seria totalmente recomendável este tipo de produção.
3) Quais os resultados indesejáveis de se pensar apenas na minimização dos gastos?
Os resultados indesejáveis de se pensar apenas na minimização dos gastos são:
Lei da oferta e da procura, a empresa não consegue competir com um produto igual, produzido em larga escala e com um preço de mercado reduzido;
A empresa pode não estar preparada para mudanças bruscas no mercado (aumento da procura de seus produtos).
4) Quais os resultados indesejáveis de não se pensar na minimização dos gastos?
Os resultados indesejáveis de não se pensar na minimização dos gastos são:
Os prejuízos;
O excesso de produtos no mercado e consequentemente;
A queda de lucros (pela diminuição do preço de mercado).