Trabalho de teoria econômica do consumo
Trabalho de Teoria Econômica do Consumo
Professor: ALCIVIO VARGAS NETO
Acadêmicos:
GERMANO MACHADO
LUIS VARELA
LUIZ ISIDRO MARQUES FARIAS
Santana do Livramento, 3 de novembro de 2012
Como provar a teoria econômica do consumo no ser humano, e a propensão marginal ao consumo.
Baseado em estudos sobre o comportamento do consumidor, analisando a influencia que a renda total tem sobre o consumidor.
Mostra que a o aumento da renda acontece em maior proporção que o consumo do indivíduo, e que determinado momento diminui quando atinge o que é necessário para viver.
Esse tipo de pesquisa é difícil de ser realizado em seres humanos, pois é inviável manipular a renda do individuo por longo período de tempo, pois o conceito de dinheiro não nasce com nenhum individuo, e para o ser humano é apresentado ao longo do período de formação, então por isso procurou-se um animal com variáveis de comportamento semelhante para fazer um experimento que comprovasse tal teoria.
Foi então escolhido o rato para tal experimento.
Ensinaram então os ratos o conceito de consumo dentro de uma caixa de Skinner.
O rato foi treinado da seguinte forma, ele aperta uma alavanca dez vezes, e recebe uma poção de água, ficando o resto do dia sem recebê-lo novamente.
Ao realizar este ato está se ensinando ao animal o que é renda, e que é consumo pois somente nesse ato que ele percebe que com o esforço de apertar dez vezes a alavanca que ele recebe água para viver, e o resto do tempo é usado para ele ver que tem um certo período, que deve ser observado para que tenha um novo momento para ganhar a recompensa, isto é, a renda.
Continuando o experimento, é colocado dentro da cabine um painel com 14 leds pontos de luzes, e quando as luzes estão acesas o esforço do rato é recompensado, mas quando as luzes estão apagadas nada acontece.
Isso o faz entender que quando a luz está acesa é que determina