Teorias do valor
01. Como é determinado o valor: a) Para teoria do valor-utilidade? A teoria do valor-utilidade retira o valor da relação do homem com a natureza, ou do homem com as coisas. Ela parte da ideia que o homem sente uma série de necessidades e é na procura da satisfação dessas necessidades que ele se engaja na atividade econômica. Portanto, o que ele cria na atividade econômica, ou seja, o valor, é o grau de satisfação ou a atividade derivada dessa atividade. De acordo com esta abordagem, a atividade econômica se dá essencialmente entre o homem e o meio físico e o homem atribui valor aos objetos ou aos serviços, na medida em que estes satisfazem suas necessidades.
Parte da relação entre uma necessidade humana e o serviço/ objeto de uma atividade econômica que a satisfaça.
b) Para teoria do valor-trabalho? A teoria do valor-trabalho retira o valor do homem com outros homens, isto é, das relações sociais. Ela parte da ideia que a atividade econômica é essencialmente coletiva. Ou seja, ela não interessa no estudo da ciência econômica, enquanto atividade individual. O valor, neste caso é o fruto das relações que se criam entre os homens na atividade econômica. É também o valor do produto social, da atividade coletiva conjunta de todos os membros ativos da sociedade.
02. Como é determinado o valor do produto social:
a) Para teoria do valor-utilidade?
A teoria do valor-utilidade concebe o produto social como sendo o somatório de todos os objetos e serviços produzidos pela sociedade num determinado período e cujo valor é o somatório dos valores de cada um destes bens. Portanto, o valor do produto social não resulta apenas da massa de bens produzidos, mas da avaliação que deles fazem os agentes econômicos, no momento que transicionam no mercado. É um somatório de cotações aplicadas a diferentes quantidades de bens, e que variam segundo mudam os gostos, as preferências e as expectativas.
b) Para teoria do