Direito economico
ECONOMIA
NECESSIDADES CRESCENTES x FATORES DE PRODUÇÃO ESCASSOS
Economia: ciência social que se preocupa com a produção, distribuição e consumo dos fatores de produção. Um conceito importante para a economia é a EFICIÊNCIA, produzir a maior quantidade possível com o mínimo de recursos necessários.
FATORES DE PRODUÇÃO
1. FATOR TRABALHO: ser humano; taxa de desemprego (fev/13 = 5,4%). Essa taxa é entre os economicamente ativos (16 anos a 65 anos). A taxa de desemprego se dá da seguinte maneira: o número dos desempregados/população economicamente ativa X 100.
Remuneração: salário
2. FATOR CAPITAL
Dinheiro, máquinas equipamentos, instalações, etc. São os meios utilizados para produzir os bens de consumo.
O fator capital aumenta a produtividade do fator trabalho.
Remuneração: lucro, juros.
3. FATOR TECNOLOGIA
“Conhecimento” aplicado à produção (inovação implica a necessidade de pesquisa, por isso o produto, no início, é mais caro).
Remuneração: aluguel (para utilizar a tecnologia, comprar o direito de usar a tecnologia)
4. FATOR RECURSO NATURAL
Insumos, matéria prima.
Remuneração: aluguel
5. FATOR CAPACIDADE EMPRESARIAL
Empreendedor, o capitalista, é quem remunera os outros fatores, é o que detém o capital.
Remuneração: lucro.
Sem os fatores de produção não há produção de bens e não há necessidades satisfeitas.
RENDA NACIONAL: soma das remunerações pagas aos fatores de produção. Soma de todos os salários pagos no país, os juros, os lucros e o aluguel divido pela população. Hoje está em R$ +- 1.700,00.
Aqui tem que se levar em conta a concentração de renda, uma pequena parcela da população ganha a maior parte do salário mensal do país.
MICROECONOMIA
a. É a parte da economia que está preocupada com o estudo do comportamento das firmas, dos consumidores e suas inter-relações. Estuda o comportamento econômico dos agentes de um modo individual, preocupa-se com a formação e determinação dos preços e das quantidades