Trabalho De Telejornalismo
Sequência :
A televisão e uma perspectiva histórica do telejornalismo brasileiro (2 pessoas)
A importância da comunicação
O que é o telejornalismo?
Como funciona um telejornal?
O telejornalismo e a notícia
Obs: ( Todos iremos falar sobre curiosidades)
1. A televisão e uma perspectiva histórica do telejornalismo brasileiro
A televisão brasileira completa 65 anos(2015): uma trajetória talvez nem tão longa se pensarmos em termos da história mundial, mas certamente de impactos de imensa relevância na constituição do que hoje compreendemos como sendo a nação brasileira. “A TV e os noticiários se consolidaram no Brasil como um território simbólico, onde os diferentes grupos sociais experimentam sentimentos de cidadania e pertencimento às sociedades complexas.”
A pré-estréia da Televisão no Brasil aconteceu no dia 3 de Abril de 1950. Foi com uma apresentação de Frei José Mojica e as imagens foram assistidas em aparelhos instalados no saguão dos Diários Associados.
Logo na estréia a TV Brasileira teve de mostrar seu poder de improviso. Eram apenas duas câmeras e horas antes do começo da transmissão uma pifou. Os técnicos americanos aconselharam que a "festa" fosse adiada, mas lá estava o diretor Cassiano Gabus Mendes, outro pioneiro da TV brasileira, que decidiu ir ao ar mesmo só com uma câmera.
A transmissão foi assistida através de 200 aparelhos importados por Chateaubriand e espalhados pela cidade.
Logo, com ajuda dos profissionais do rádio, jornal e do teatro, as transmissões aconteceiam das 18 às 23h e foi colocado no ar o primeiro telejornal: "Imagens do Dia"
Como vimos desde o surgimento da televisão, o entretenimento marcou a programação na tela da TV. Mas o jornalismo também esteve presente através dos telejornais e passou a ser referência dentro da programação. Os telejornais brasileiros surgiram logo que as transmissões pela TV se tornaram realidade. O primeiro telejornal apresentado no Brasil foi o Imagens do Dia, veiculado