o-processo-de-construcao-da-mensagem-telejornalistica-em-sala-de-aula
SALA DE AULA: PALAVRA, SOM E IMAGEM∗
Letícia Afonso Rosa Garcia1
“Uma imagem não vale mil palavras, ou outro número qualquer.
As palavras são a moeda errada para a troca por uma imagem.”
Donald Davidson
Resumo
Ver no televisor a reprodução da realidade distante, que não foi possível vivenciar in loco faz da televisão no Brasil o meio de informação mais utilizado pela população. A imagem em movimento é a base das formas de expressão mais abrangentes dos dias atuais. Na televisão, três linguagens se fundem na produção de uma única mensagem: a linguagem verbal, a linguagem sonora e a linguagem visual. Neste artigo, propomo-nos a investigar o processo de construção da mensagem telejornalística, que tem seduzido a população brasileira ao longo dos 53 anos da sua existência e ainda entender como se dá o processo ensino- aprendizagem no telejornalismo entre acadêmicos do curso de Jornalismo da Unipar – Cascavel.
Palavras-chave: televisão, telejornalismo, palavra, som, imagem.
Introdução
Segundo dados do IBGE do ano de 2000, 87% dos lares brasileiros de Norte a Sul do Brasil possuem televisores. Em 18 de setembro de 1950, quando foi inaugurada a televisão brasileira, não existiam aparelhos-receptores no país. Nessa época, Assis Chateaubriand importou 200 televisores especialmente para a inauguração da TV brasileira, que foram espalhados pela cidade de São Paulo. Passados 17 anos, o número cresceu para 700 mil unidades e em 1971 as vendas já totalizavam um milhão de televisores preto e branco.
Dedico este artigo à minha querida filha Stella Afonso Garcia, que com a sua doce inocência aos 3 anos de idade soube compreender os meus momentos de ausência.
1
Professora da disciplina de Telejornalismo da Unipar – Cascavel e aluno do curso de especialização em “Língua Portuguesa e Literatura Brasileira” da Unipar – Umuarama.
1
Atualmente, segundo dados da Associação Nacional de