Efeitos da atua o fono com telejornalistas
8578 palavras
35 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINACENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA
Anna Carolina Russi
EFEITOS DA ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA COM
ALUNOS DE TELEJORNALISMO
Florianópolis
2013
Anna Carolina Russi
EFEITOS DA ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA COM
ALUNOS DE TELEJORNALISMO
Trabalho de Conclusão do Curso de
Fonoaudiologia apresentado ao Comitê de Ética da Universidade Federal de
Santa Catarina, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em
Fonoaudiologia, sob orientação da
Professa Doutora Maria Rita Pimenta
Rolim.
Florianópolis
2013
Falar bem é evitar o vulgar e não apelar para o rebuscado. Falar bem não é falar bonito. É dizer a verdade. (Pedro Bloch, 2003)
RESUMO
Introdução: Por muitos anos a fonoaudiologia atuou com uma visão clínica de tratamento dos distúrbios da comunicação, porém, com o tempo a profissão foi expandindo sua forma de trabalho, sendo hoje responsável por aprimorar a comunicação também. Os telejornalistas são um dos profissionais da voz que buscam esse atendimento de aperfeiçoamento vocal, com o intuito de melhorar a comunicação verbal e não verbal. Objetivo:
Verificar
os
efeitos
da
atuação
fonoaudiológica
com
estudantes
de
telejornalismo da UFSC Metodologia: A população desta pesquisa foi composta de seis acadêmicos de jornalismo, que participaram de sessões de atendimento fonoaudiológico com a finalidade de aperfeiçoar a voz. Foi realizada uma avaliação inicial e uma final com cada indivíduo, na qual foi feita a avaliação perceptivo-auditiva de reportagem e medição dos tempos máximos de fonação. Resultados: Como resultado foi encontrado que apenas um sujeito não obteve melhora dos TMFs após a atuação. No momento préatuação fonoaudiológica foram classificados como adequados: quanto ao pitch, um sujeito; loudness, três; ressonância, dois; velocidade e ritmo, nenhum; articulação, cinco; pontuação e pausas, nenhum e expressão corporal, dois.
Após a atuação, foram considerados adequados: