Aprendizagem Motora
É importante ressaltar que se por um lado existiam aqueles que creditavam aos fatores genéticos toda a responsabilidade por estas mudanças (visão inatista), por outro havia aqueles que atribuíam ao ambiente, toda a autoria das modificações verificadas (visão empirista).
O desenvolvimento humano é definido como o conjunto organizado de ideias cientificamente organizadas que visam explicar as continuidades e as descontinuidades que ocorrem nos seres humanos desde sua concepção até a morte.
Importante ressaltar que estas mudanças podem ser influenciadas por três fatores:
1) Crescimento: entendido como o aumento da massa corporal (peso) e-ou das dimensões corporal interna (estatura) e externa (aumento do tamanho de nossos órgãos 10 © Crescimento e Desenvolvimento internos como, por exemplo, de nosso coração, fígado ou baço) e que pode ser devido à hipertrofia, aumento do tamanho das células, como no caso da hipertrofia muscular, à hiperplasia, aumento do número de células, como ocorre com as células de gordura nos primeiros anos de vida e pela agregação ou acreção, que é o aumento do espaço entre as células.
2) Maturação: processo intimamente vinculado aos processos biológicos já que se refere aos padrões de mudança sequencialmente e geneticamente programados.
3) Aprendizagem: definida como a alteração gerada nos processos neurais que levam o indivíduo a alterar e a manter, de forma relativamente permanente, seus comportamentos, sentimentos e ideias. Inferida pela performance emitida, sofre claras influências do ambiente, da tarefa a ser realizada e do estado indivíduo no momento da performance como, por exemplo, do nível de atenção despendido, de descanso e de interesse pela tarefa solicitada.
Tipos de mudanças observadas:
biologicamente partilhadas, como aquelas que acontecem basicamente devido ao processo de maturação como, por exemplo, a idade em que o bebê começa a desenvolver o andar (normalmente entre os 09 e