Oque é Telejornalismo
Lara Boaventura Belizário
6° Semestre – Jornalismo UFMT.
O que é telejornalismo? Esta é a pergunta que vou responder durante todo o texto. Telejornalismo é muito mais que algo que um jornalista exerce no jornal, possui regras e características para fazer o telejornalismo. O filme Íntimo e Pessoal, com Michelle Pfeiffer e Robert Redford nos mostra um pouco do que é telejornalismo. Por conta disso vamos analisar o telejornalismo com base neste filme.
Mais que uma palavra ou conceito formado, ele é um conjunto de regras e características. Algumas mais técnicas outras mais pessoais. Durante o filme Tally personagem de Pfeiffer passa por muitos momentos de aprendizagem até se tornar uma ancora uma repórter de prestigio. Durante sua jornada ela descobriu algumas características do telejornalismo. Abaixo vou descrevê-las para que assim entendamos o que realmente é telejornalismo.
A primeira lição de Tally foi descobrir que telejornalismo é imediato. Durante um trabalho ela cita a palavra ontem e logo é corrigida. O ontem não existe e não serve para esta modalidade. Sempre falamos, contamos e noticiamos no presente. Outra questão é o modo como usamos a nossa voz, falar sempre pausadamente respeitando todas as pontuações é primordial para o tele jornalista. A articulação deve ser clara. Não devemos nos esquecer do bom texto afinal o leque de pessoas que assistem um jornal é muito grande e o nosso texto deve alcançar a compreensão de todos eles.
O corpo e aparência também são telejornalismo afinal sem eles o telejornalismo que conhecemos não existiria. Tally passa por grandes transformações durante sua jornada. A maior parte delas está no cabelo, eles mudam seu corte, sua cor, alisam e etc. com inúmeros objetivos, dentre eles: deixar ela mais velha, mais séria, mais descontraída ou até mesmo deixá-la mais parecida com a emissora. A aparência é sim um fator fundamental no telejornalismo. Outra característica do telejornalismo são