TRABALHO DE SUPERVISÃO ESCOLAR - Bullying
CURSO DE PEDAGOGIA
Na busca da elaboração de um Plano de Trabalho para Supervisão Escolar/Coordenação Pedagógica e Orientação Educacional, relacione as tarefas a serem desenvolvidas por esses profissionais em seu cotidiano escolar (com alunos, professores, pais de alunos, comunidade mais ampla, com estudos e trabalhos e assim por diante). Destaque aquelas que você considera mais relevantes ao trabalho do coordenador pedagógico.
Pense na seguinte situação: existe um problema de bullying (discriminação contra alunos, sob a forma de apelidos, xingamentos, “aplicação de gelo”, risos, piadas e outras formas do gênero) contra um certo aluno, em uma das turmas de sua escola. Trata-se de um problema que está afetando a criança em seus estudos, que já não mais deseja vir à escola.
1- Como você procura ter acesso à criança, a seus opressores, ao corpo docente e aos pais? De que modo pretende coletar evidências das ocorrências e identificação dos líderes? Chamo o aluno que sofreu o bullying para uma conversa. Para que ele possa me contar como tudo aconteceu, quem são os envolvidos e o que ocorreu. Ofereço o apoio total da escola a esta criança, para que ela se sinta amparada e com segurança. Em relação ao corpo docente, agendo uma conversa com eles para alinharmos quais ações devemos tomar quando identificarmos que um aluno está sofrendo bullying. Os professores não podem permitir que este tipo de atitude aconteça na escola. Eles podem perceber isso no início, para que possamos evitar ao máximo este tipo de atitude. Chamo os opressores para uma conversa também, para que eles saibam que essas atitudes não serão aceitas na escola. Converso com eles sobre tolerância, diferenças e aceitação do próximo. Eles devem receber algum tipo de punição (advertência, suspensão, etc.). Chamo os pais da vítima para que eles saibam a postura da escola e as ações tomadas. Peço que eles reportem sobre o que a criança comenta em casa, se houve