ATIVIDADES DE SUPERVIS O ESCOLAR E ORIENTA O EDUCACIONAL

1116 palavras 5 páginas
Licenciatura em Pedagogia
Disciplina: Orientação em Supervisão Escolar e Orientação Educacional

ATIVIDADES DE SUPERVISÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

Ana Paula Moraes - RA: 1324161
Andrea S. Minozzi - RA: 1300860
Danila Aguilar - RA:1321820
Vanessa Pinto - RA: 1308311

POLO SANTANA
2015

Atividade I
O papel da escola no combate ao bullying.
Antigamente, o processo de socialização primária era tido no seio familiar onde aprendiam crenças e valores familiares; e cabia à escola a socialização secundária, com conhecimentos necessários para o trabalho e participação na sociedade como um cidadão.
Esta mudança ocorreu quando houve o ingresso da mulher no mercado de trabalho e transformações na estrutura familiar. Neste contexto, a consequência se evidencia nos desvios de conduta que geram violência no âmbito escolar.

Dentre estes, o bullying vem se tornando frequente e

incontrolável, fato que mostra a necessidade de reflexão e reação por parte da escola e sociedade.
Bullying é todo comportamento consciente de violência física ou psicológica que visa humilhar, agredir, dominar, excluir a vítima da vida social, apelidar de forma pejorativa, entre outros. Este termo provém da língua inglesa e significa valentão, brigão.
Na maioria das vezes não tem um motivo, mas se justifica por cor, religião, defeito físico, condição social, algo que diferencie seu comportamento em relação aos demais. Existe em sua forma direta, mais comum entre homens, ocorre com contato físico; indireta com difamação, humilhação, e isolamento social da vítima; e cyberbullying que ocorre através da internet e de mensagens de celular.
Há três atores envolvidos no ato de bullying, a vítima, o agressor e as testemunhas. As vítimas geralmente são pessoas tímidas e com dificuldade de socialização, podem possuir um físico diferente. Os agressores comumente são líderes, não sabem respeitar as diferenças, não sofrem coerções por suas condutas maldosas, prepotentes e arrogantes, muitas vezes inseridos em

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas