Trabalho Supervis O Escolar E Orienta O Educacional
Disciplina: Orientação em Supervisão Escolar e Orientação Educacional
ATIVIDADES DE SUPERVISÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
Nome: Suzana Ap. dos Santos Estrosi Kolz RA 1301076
Nome: Ana Maria Marcelina Alves RA 1323039
Nome: Raquel de Jesus Maximo RA 1322641
Aguai
2015
ATIVIDADE I – ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
O Orientador Educacional frente ao bullying
Cada vez está mais comum se falar em agressões no ambiente escolar, e tais agressões tendem ou não se associarem ao bullying, no entanto esse comportamento não pode passar despercebido.
O bullying se manifesta através de insultos, intimidações, apelidos, maldosos, gozações, acusações injustas e formação de grupos que hostilizam e ridicularizam outros alunos, levando-os á exclusão, além de danos morais e físicos.
No ambiente escolar, as conseqüências do bullying afetam todos os envolvidos. De acordo com Fante(2002) muitas vitimas do bullying passam a ter baixo desempenho escolar, déficit de concentração, queda no rendimento, recusam a ir para a escola e até mesmo abandonam os estudos. Portanto a função da escola diante do bullying é reconhecer a existência da problemática e traçar estratégias para eliminá-la.
Um personagem importante nesse contexto é o Orientador Educacional, que tem como objetivo principal o desenvolvimento pleno do educando, juntamente com a Direção, Coordenação Pedagógica, Docentes e familiares buscando a humanização no ambiente escolar, uma vez que a escola deve ser sobretudo um local de dialogo e de formação de idéias.
Para organizar um trabalho competente o Orientador Educacional deve conhecer o assunto em questão, pois somente assim poderá planejar uma intervenção educacional adequada. Uma vez identificado o bullying na escola, o Orientador Educacional deve tomar medidas para sanar esse problema, começando pela vitima, demonstrando compreensão e