Trabalho De Sociologia
ENSINO MÉDIO
JOÃO PEDRO BRITO TOMÉ
SAÚDE E A SUA RELAÇÃO COM A ATIVIDADE FISICA
TRAIPU
2015
JOÃO PEDRO BRITO TOMÉ
SAÚDE E A SUA RELAÇÃO COM A ATIVIDADE FÍSICA
Trabalho solicitado pelo professor da disciplina de Educação Física o qual servirá como requisito parcial para obtenção da nota do 1º Semestre da Escola Estadual Professora Maria Avelina do Carmo.
Professor: Júnior Damasceno.
ARAPIRACA
2014
Saúde e a sua relação com a atividade física
A atividade física e sua importância para a saúde vêm sendo estudada a muito tempo. Pesquisadores como Cooper, Pollock, Malina, entre outros contribuíram e ainda continuam contribuindo. Parece ser uma unanimidade que um programa de exercícios deve conter três capacidades físicas: a resistência cardiorrespiratória, a força e a flexibilidade. Segunda as últimas recomendações do ACSM (American College of Sports Medicine) as atividades aeróbias deveriam ser realizadas no mínimo três vezes semanais com uma duração mínima de 30 minutos. Em entrevista cedida ao SportTV, o Dr. Cooper recomenda 30 minutos de atividade todos os dias.
As evidências estão aumentando e são mais convincentes que nunca! Pessoas de todas as idades, que estão de um modo geral inativas fisicamente, podem melhorar sua saúde e bem-estar ao praticar atividade física moderada regularmente. Atividade física regular reduz substancialmente o risco de morrer de doença arterial coronariana e diminui o risco de infarto, câncer de cólon, diabetes e pressão alta.
Ainda mais, a atividade física não precisa ser extenuante para ser benéfica e pessoas de todas as idades obtêm benefícios ao participar regularmente de atividade física moderada por 5 ou mais dias da semana.
A falta de atividade física pode prejudicar sua saúde?
Evidências mostram que pessoas que não praticam atividades físicas definitivamente não estão ajudando sua saúde e provavelmente a estão prejudicando. Quanto mais